SAC INDÍGENA BNB 01

Banco do Nordeste leva crédito do “Pronaf B Agroamigo Crescer” para comunidade indígena

O Instituto dos Povos Indígenas da Bahia – Ação Bahia, realizou na última segunda-feira (26/08), uma ação em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), para os Tupinambá de Olivença do município de Ilhéus no sul Bahia, que atendeu os agricultores e agricultoras indígenas, através do Pronaf B Agroamigo Crescer.

O “Sac Móvel Indígena” do ação Bahia, junto com o Banco do Nordeste, reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, ao levar o crédito Pronaf B Agroamigo Crescer, para a comunidade indígena da aldeia Tupã, que beneficiará mais de trinta famílias de agricultores e agricultoras indígenas.

BERNADINO E NETO SAC

Os técnicos do do BNB de Ilhéus apresentaram a proposta do crédito da instituição para a comunidade

A iniciativa visa fortalecer a produção agrícola local, gerando renda e garantindo a segurança alimentar das famílias indígenas, melhorando sua qualidade de vida dos indígenas.

PUBLICO ASSISTE BNB

Os indígenas da aldeias Tupã puderam tirar todas as dúvidas sobre os financiamentos

O Pronaf B Agroamigo Crescer é uma linha de crédito destinada a agricultores familiares, incluindo os indígenas, que buscam investir em seus negócios rurais. Com recursos do programa, os produtores podem adquirir insumos, equipamentos, animais e realizar outras atividades que contribuam para o aumento da produção e da renda.

GEORGE ATENDE BNB

os agricultores indígenas tiveram toda orientação para o acesso ao financiamento

Para o presidente do Instituto Ação Bahia, Walney Magno, o apoio do Banco do Nordeste para povos indígenas, vai fortalecer a agricultura familiar indígena, contribuindo para a segurança alimentar, a geração de renda e a preservação da cultura e dos conhecimentos tradicionais “o Pronaf B Agroamigo Crescer incentiva práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e a proteção da biodiversidade” destacou Walney.

ROSALIO E D. GLORIA 01

A liderança indígena Rosálio Gonçalves e sua esposa D. Glorinha, não esconderam a alegria pela ação na aldeia Tupã

A aldeia Tupã dos Tupinambá de Olivença, que é liderada pelo indígena Rosálio Gonçalves, que ressaltou a importância daquela atividade, afirmando que é mais um importante passo para a valorização da cultura e dos conhecimentos tradicionais indígenas “essa ação vai fortalecer ainda mais o desenvolvimento das nossas atividades produtivas, e contribui para o empoderamento de nosso povo” disse a liderança indígena Rosálio.

BERNADINO FALA NA ALDEIA TUPAN 02

O coordenador regional da Setaf Litoral Sul, Bernadino Rocha, reafirmou a importância da oferta das políticas pública e do acompanhamento do órgão.

O projeto “Sac Móvel Indígena” do Instituto dos Povos indígenas da Bahia, conta também com o apoio técnico da secretaria de desenvolvimento rural da Bahia (SDR), através da CAR e Setaf Litoral Sul, que acontece em várias indígenas do estado.

Fonte: Blog Povos Indígenas