Ilhéus: Cerca de cinco mil benefícios estão pendentes, diz SDS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus divulga lista atualizada dos benefícios pendentes do programa Bolsa Família no mês de junho. A Averiguação Cadastral ganha novos públicos e em Ilhéus cerca de cinco mil benefícios estão pendentes. Clique no link abaixo e veja a lista de pendentes.
Link da lista: https://bit.ly/2wVNGYq
Para regularizar o benefício, o usuário deve comparecer à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, das 7 às 13h, ou nas cinco unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município. As equipes estão de prontidão para atender os cidadãos das de 8 às 12h. Todas as famílias indicadas para Atualização Cadastral de 2019 devem passar por uma entrevista, conforme orientações e prazos estipulados pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC). A organização do trabalho deve se basear na listagem das famílias por público-alvo.
A comunicação com as famílias que recebem o Bolsa Família, por exemplo, será por meio de mensagens no extrato de pagamento do benefício. Outras formas de comunicação serão analisadas pela SENARC. As demais famílias serão comunicadas por meio de cartas, com prioridade àquelas que acessam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que recebem a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Segundo o órgão, as cartas serão encaminhadas considerando a disponibilidade orçamentária do Ministério da Cidadania. Mas atenção! Para atualizar o cadastro é necessário realizar uma nova entrevista presencial. Atualize todos os dados de familiares que sofreram alguma alteração. No caso de famílias que recebem salários ou benefícios no valor de um salário mínimo, observe sempre se o valor está atualizado, considerando os reajustes realizados anualmente.
É obrigatório informar quem são as pessoas da família, renda de cada uma delas, inclusive os cônjuges, os jovens maiores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência, desde que residam no mesmo domicilio e dividam despesa com os demais. Recomenda-se que idosos e pessoas com deficiência que recebam BPC sejam atendidos no processo de atualização cadastral com entrevista em domicilio, pois podem sofrer dificuldades de locomoção.