O I Seminário sobre Saúde para Pescadores e Marisqueiras, aconteceu no último dia 26 de agosto de 2019, durante o dia inteiro, na Paróquia Santo Antônio da Barra, em Ilhéus. O encontro visou atender as demandas de saúde ocupacional, promover a inclusão social e estimular a melhoria da renda familiar de marisqueiras e pescadores de Ilhéus e região.

O organizador da ação foi o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUSAT) em parceria com a ONG Humana Brasil. No evento, foram abordados temas sobre as políticas do desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura do sul da Bahia.

O secretário de Saúde do Município, Geraldo Magela, participou do seminário

Na opinião dos organizadores, a parceria com os setores da saúde é de promover o fortalecimento da atividade, supre as carências de ações efetivas e sistemáticas para este público de trabalhadores artesanais e familiares.

 

O seminário representa o envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com os interesses da comunidade. A organização do encontro, ressaltou que foi realizado um levantamento prévio das reais necessidades desse público, que resultou na elaboração de uma agenda de atividades.