A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizará a Segunda Conferencia Municipal de Saúde Mental, com o tema: “A política de saúde como direito pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento acontecerá nesta quinta-feira (07), das 08:30 às 17:00 horas no Auditório da Faculdade  de Ilhéus, Litorânea Sul.


A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde e é aberto para a participação de toda a população, aliás a participação de todos é muito importante para o fortalecimento da nossa rede de saúde.

Podem participar da Conferência todos os segmentos da sociedade civil organizada e trabalhadores do SUS, além da população em geral.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Lessa, a Conferência é uma oportunidade ímpar para mobilização da sociedade “temos que refletir, debater, avaliar e formular políticas públicas deste setor do Sistema Único de Saúde no fortalecimento da Rede de Serviços da Atenção Psicossocial” destacou o presidente.

O tema central deste ano ficou estabelecido que as discussões estarão em torno da defesa dos direitos de cada cidadão que sofre com transtorno mental, “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos direitos dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Programação:

A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Palestrante: Profa. Dra. Rozemere Cardoso de Souza

TEMAS: (EIXOS I e III)
Cuidado em liberdade como garantia de direitos e cidadania
Palestrante: Profa. Ma. Vanessa Thamiris
Política de Saúde Mental e os princípios do SUS
Palestrante: Enfa. Ma. Viviane Souza.

TEMAS: (EIXO II e IV)
Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental
Palestrante: Profa.Dra. Soraya Santiago
Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante pós-pandemia.
Palestrante: Profa Dra. Erika Antunes Vasconcelos.
Mediadora
Enfa. Esp. Katilene Florencio.

Ascom/CMSI