A Ministra da Cultura Margareth Menezes e Aelson Neto durante a Conferência

O produtor cultural Aelson Neto, representante do Território do Sertão Produtivo, em especial o município de Ituaçu do estado da Bahia, participou da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que aconteceu em Brasília de 13 a 17 de março. O evento reuniu mais de 2 mil delegados de todo o país para discutir políticas públicas para o setor cultural.

Aelson Neto, integrou a delegação da Bahia na CNC e durante a conferência, com uma atuação destacada, participou  de debates e mesas redondas sobre temas como a democratização da cultura, o acesso à cultura e a valorização da cultura regional, que visem promover o desenvolvimento cultural e econômico do sertão baiano através da cultura.

Homenagem a Moraes Moreira

Durante o evento, Aelson Neto entregou pessoalmente à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, uma pauta que reflete as aspirações e necessidades de Ituaçu, que foi a instalação da estátua do ilustre cantor Moraes Moreira na Praça que leva seu nome. Moraes Moreira, que nasceu naquele município, receberia assim, uma justa e merecida homenagem por sua contribuição à cultura brasileira.

Ministra da Cultura Margareth Menezes

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi receptiva no acolhimento da proposta de Aelson Neto e se comprometeu com a demanda “prometo acompanhar de perto essas questões e trabalhar em estreita colaboração com o Secretário de Cultura do Estado, Bruno Gomes Monteiro, da SECULT BAHIA, para garantir que as demandas de Ituaçu sejam atendidas”, afirmou a Ministra da Cultura.

Produtor Cultura de Ituaçu, Aelson Neto representa o Sertão Produtivo na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Em um registro fotográfico Aelson Neto e a Ministra Margareth Menezes ao centro

Dentre outras propostas, Aelson Neto buscou também a criação do Centro de Memória/Arquivo Público em Ituaçu, visando preservar e disseminar a história e o patrimônio cultural local. Também pleiteou o tombamento da Romaria da Gruta da Mangabeira, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, como Patrimônio Imaterial da Bahia, reconhecendo sua importância espiritual e cultural para a região. E não esqueceu de reivindicar o tombamento do prédio da Biblioteca Municipal Lúcia Moraes, um espaço vital para a educação e o acesso à cultura na cidade.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura é um evento promovido pelo Ministério da Cultura. O objetivo da conferência é formular diretrizes para a Política Nacional de Cultura para os próximos anos.

Produtor Cultural de Ituaçu Aelson Neto Leva o Sertão Produtivo à 4ª Conferência Nacional de Cultura