Foto: Montagem WM

Por Walney Magno

Nunca se falou sobre as semelhanças entre o atual secretário de administração de Ilhéus, Bento Lima e o ex-prefeito Jabes Ribeiro, mas, o que com certeza não passaria despercebido pela população local durante esse período eleitoral.

A ciência diz que as vezes, a imagem captada pelos olhos é confusa demais para o cérebro e ele tenta simplificá-la. É o caso da imagem acima.

A política de Ilhéus vive um momento de expectativa com as prováveis candidaturas de Bento Lima, e a de Jabes Ribeiro.

As notáveis ​​semelhanças físicas e de algumas peças do vestuários entre os dois personagens, que nesse momento são figuras centrais no cenário político local, geraram comparações que vão além da aparência.

Vejam um pouco das semelhanças e diferenças entre Bento Lima e Jabes Ribeiro, tanto em seus aspectos físicos quanto em suas trajetórias e estilos políticos, guardadas as suas respectivas proporções.

Das semelhanças profissional e políticas, é fato que ambos são advogados e possuem experiência na administração pública em Ilhéus, além de já terem ocupando cargas de destaque em diferentes locais.

Mas devemos registrar algumas diferenças entre eles, onde destacamos que Jabes Ribeiro possui maior experiência política, tendo ocupado o cargo de Prefeito por dois mandatos, já Bento Lima, por sua vez, sobre a batuta do atual prefeito Mário Alexandre, está em seu segundo mandato como Secretário de Administração, já tendo sido secretário na cidade vizinha de Uruçuca, onde ocupou a mesma pasta.

O estilo de liderança de Jabes Ribeiro é considerado mais incisivo e direto, enquanto Bento Lima é visto como um gestor mais reservado nas redes sociais, porém dialogante, e diverge nos partidos que foram ou que estão filiados.

Bento Lima e Jabes Ribeiro, apesar das diferenças de idade, experiência e estilo de liderança, apresentam notáveis ​​semelhanças físicas e políticas. A comparação entre ambos é natural e gera debate sobre o futuro da política em Ilhéus.

É importante lembrar que tais comparações em alguns pontos são meramente superficiais, e deixam claras as diferenças entre as trajetórias e estilos de gestão dos dois políticos, não nos dando a condição de afirmamos que: “é cara de um, e cara do outro”, mas que parecem, parecem!