Imagem aérea mostra o tamanho da destruição

A prefeitura de Belmonte emitiu autorização para a construção de uma vala e a destruição dos Brejões na região dos Campinhos na para a implantação de pecuária.

A área da qual dependem os manguezais e as Comunidades de Campinhos, Peso e Barranco Alto estão sendo alvo de um processo de drenagem que afetará a região do Rio Passui e manguezais do qual dependem milhares de Pescadores de Belmonte e Canavieiras.

 

A construção da Vala já foi objeto de autuação anteriormente pelo ICMBIO que embargou e multou os responsáveis por questões ambientais e que e desconsideram a área da RESEX.

Entretanto a prefeitura emitiu uma nova autorização sem a anuência do órgão já que o projeto irá jogar a água dentro da RESEX.

O risco eminente desse tipo de empreendimento é a destruição de áreas de preservação permanente, com a mortandade de caranguejos e peixes, ocasionado pelo despejo de águas com agrotóxico em uma das ultimas áreas preservadas entre os rios Pardo e Jequitinhonha.

Campinhos que será mais afetada,  é uma comunidade de Pescadores com mais de 130 famílias que historicamente utilizam a região para pesca e mariscagem, além de pescadores das comunidades do Peso e de Belmonte.

Nossa equipe conversou com lideranças locais,  e os mesmos manifestaram o seu medo com a possibilidade de que seu meio de vida e sustento seja destruido pela ação criminosa.