Hospital Regional Costa do Cacau promove semana prolongada de mobilização de combate ao Aedes aegypti
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Administração Hospitalar (IBDAH), integrante de rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), estendeu sua semana de mobilização de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.
A unidade hospitalar atendeu ao chamado da Diretoria Geral de Gestão de Unidades Próprias da Sesab para a mobilização, educação em saúde e reforço às orientações de manejo clínico das arboviroses. Entre os dias 11 e 15 de março, o HRCC promoveu atividades com orientações sobre o combate à proliferação do inseto vetor e os sintomas que as doenças transmitidas por ele provocaram.
Na terça-feira (12/03), integrantes dos núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e Segurança do Paciente (NSP) do HRCC orientaram pacientes e acompanhantes nos setores do ambulatório e da emergência.
Na quinta-feira (14/03), o médico infectologista Gustavo Cunha ministrou uma aula sobre manejo clínico em dengue, zika e chikungunya para o corpo clínico e assistencial do HRCC. Na ocasião, também participaram da atividade alunos dos cursos de enfermagem e de medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de médicos residentes.
Gustavo Cunha abordou durante a sua apresentação temas como: história da doença, epidemiologia, aspectos clínicos, atendimento ao paciente com caso suspeito, entre outros assuntos. A exposição do especialista teve como objetivo principal revisar e atualizar o protocolo para o manejo clínico dos pacientes com dengue, zika e chikungunya durante este ano de 2024.
Ainda na quinta-feira (14/03), o NEPS juntamente com alunos de enfermagem, da UESC da disciplina de gestão, realizou atividade de orientação nas salas de espera do ambulatório, do serviço social e da emergência sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, sintomas das arboviroses e como agir em caso de suspeita de contágio por essas doenças.
Na manhã da última quarta-feira (20/03), o NEPS e NHE do HRCC realizaram uma mobilização de combate ao Aedes aegypti, em parceria com a equipe de Educação em Saúde no Combate as Endemias do município de Ilhéus. A atividade encerrou a semana prologada de mobilização na unidade hospitalar.
A enfermeira Adrielle Acássia, do NEPS do HRCC, ressaltou que a atividade teve como objetivo reforçar as orientações já realizada na unidade sobre a dengue. “Contemplando a mobilização, educação em saúde e reforçando às orientações de manejo clínico das arboviroses”, destacou.
Ela ainda disse que apesar dessa ação específica ter terminado, as orientações no combate ao mosquito e as formas de prevenção continuarão no calendário de atividades do hospital. “Vamos continuar nossas atividades para contribuir no combate ao Aedes aegypti e no enfrentamento da proliferação das arboviroses”, concluiu.