A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, anunciou que no último dia 10 de março, a unidade realizou a primeira captação múltiplos órgãos de 2024.
Na ocasião, o procedimento ocorreu no Centro Cirúrgico (CC) e contou com as equipes da Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA), Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul) e do HRCC.
Naama Ramos e Silva, do CIHDOTT do HRCC, afirmou que a manhã do segundo domingo deste mês deu início a primeira captação de múltiplos órgãos do sul da Bahia deste ano.
“Nós conseguimos realizar o primeiro procedimento de captação de múltiplos órgãos na região sul da Bahia. Isso com certeza transformou a vida de muitas famílias. Espero que a gente continue tendo êxito em nossos protocolos de captação para ajudar a diminuir a fila de espera por transplante”, destacou.
A enfermeira revelou que cerca de três mil pessoas, na Bahia, aguardam órgãos para serem transplantados. “Dados atualizados neste mês, março de 2024, pelo Sistema Estadual de Transplantes da Bahia consta que 1.749 pacientes aguardam por rim, 25 por fígado e 1.386 por córneas”, ressaltou.
Vale lembrar que o HRCC esteve no ranking dos 10 hospitais que mais coletaram córnea na Bahia. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, a unidade liderou a doação de córneas no sul da Bahia.
Atualmente, hospital conta com uma equipe de sete enfermeiros ativos para a captação do órgão: Naama Ramos e Silva, Názio Santana da Silva, Kamayura Vasconcellos, João Henrique Araújo Andrade (gerente de enfermagem), Vânia dos Santos Oliveira, Hercília Bonfim da Silva e Jessica de Jesus Silva.